terça-feira, 29 de junho de 2010

Definição de Agroindústria

O que é: Agroindústria

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.


O que é: Agronegócio

Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.

Especificidade Sazonalidade
Do Agrobusiness Componente Biológico
Perecibilidade

Visão Sistêmica Sistema Agro-Alimentos
Do Agronegócio Sistema Agroindustrial não-alimentar


O que é Cadeia Produtiva:

É uma sequencia de operações que conduzem a produção de bens cuja a articulção é amplamente influenciada pelas possibilidades tecnológicas e definidas pelas estratégias dos agentes.


Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria

O Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul forma profissionais qualificados para atuar nos diversos segmentos da cadeia agroindustrial, habilitando-os a exercer atividades de gestão, planejamento, supervisão, direção e execução voltadas para a produção animal e vegetal, para o beneficiamento e controle de matérias-primas agroindustriais, para os processos agroindustriais, para a qualidade e segurança de produtos e para as atividades do mercado.
O curso tem a duração de 3 anos e meio a 5 anos com 2700 horas/ 160 créditos + estágio curricular de 300h.

Áreas de atuação: Poderá atuar no planejamento, execução e controle das diversas etapas que compõem a cadeia agroindustrial das diferentes matérias-primas agropecuárias, podendo atuar em órgãos públicos e empresas privadas.

· Indústrias de Alimentos de origem animal e vegetal: Frigoríficos, fábrica de conservas, enlatados, etc.
· Indústrias de beneficiamentos de grãos e óleos vegetais;
· Indústrias de produtos lácteos;
· Laboratórios de Análises de Alimentos;
· Educação como professor (a) das disciplinas do Curso de Agroindústria (precisa de licenciatura e mestrado)
· Indústrias de Alimentos em geral; (massas, pães, chocolates, doces)
· Indústrias de Bebidas;
· Projetos de Gestão e Tratamento de Resíduos Agroindustriais;
· Consultorias e implantação de normas de segurança e vigilância agroindustrial (BPP, BPF’S, HPPCC, PAS, PAC)
· Gestão e Planejamento Agroindustrial para Agroindústria Familiar;
Curso Técnico e Curso Tecnólogo: Qual a diferença??

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Os cursos de TECNOLOGIA, BACHARELADO e LICENCIATURA são modalidades de ensino, que conferem diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e asseguram o direito ao exercício da profissão, bem como a continuidade dos estudos em todos os níveis de pós-graduação. Todas estas modalidades são ministradas por instituição de ensino superior: cursos de bacharelado e licenciatura por uma FACULDADE; cursos de tecnologia por uma FACULDADE DE TECNOLOGIA ou FACULDADE TECNOLÓGICA modalidade de graduação tecnológica forma profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem, assim como os formados no bacharelado e licenciatura, continuar os estudos cursando a pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Especialização e MBA). Além disso, permite a inserção rápida no mercado de trabalho e impulsiona a carreira para quem já está empregado.

2 comentários: