terça-feira, 29 de junho de 2010

Definição de Agroindústria

O que é: Agroindústria

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.


O que é: Agronegócio

Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.

Especificidade Sazonalidade
Do Agrobusiness Componente Biológico
Perecibilidade

Visão Sistêmica Sistema Agro-Alimentos
Do Agronegócio Sistema Agroindustrial não-alimentar


O que é Cadeia Produtiva:

É uma sequencia de operações que conduzem a produção de bens cuja a articulção é amplamente influenciada pelas possibilidades tecnológicas e definidas pelas estratégias dos agentes.


Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria

O Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul forma profissionais qualificados para atuar nos diversos segmentos da cadeia agroindustrial, habilitando-os a exercer atividades de gestão, planejamento, supervisão, direção e execução voltadas para a produção animal e vegetal, para o beneficiamento e controle de matérias-primas agroindustriais, para os processos agroindustriais, para a qualidade e segurança de produtos e para as atividades do mercado.
O curso tem a duração de 3 anos e meio a 5 anos com 2700 horas/ 160 créditos + estágio curricular de 300h.

Áreas de atuação: Poderá atuar no planejamento, execução e controle das diversas etapas que compõem a cadeia agroindustrial das diferentes matérias-primas agropecuárias, podendo atuar em órgãos públicos e empresas privadas.

· Indústrias de Alimentos de origem animal e vegetal: Frigoríficos, fábrica de conservas, enlatados, etc.
· Indústrias de beneficiamentos de grãos e óleos vegetais;
· Indústrias de produtos lácteos;
· Laboratórios de Análises de Alimentos;
· Educação como professor (a) das disciplinas do Curso de Agroindústria (precisa de licenciatura e mestrado)
· Indústrias de Alimentos em geral; (massas, pães, chocolates, doces)
· Indústrias de Bebidas;
· Projetos de Gestão e Tratamento de Resíduos Agroindustriais;
· Consultorias e implantação de normas de segurança e vigilância agroindustrial (BPP, BPF’S, HPPCC, PAS, PAC)
· Gestão e Planejamento Agroindustrial para Agroindústria Familiar;
Curso Técnico e Curso Tecnólogo: Qual a diferença??

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Os cursos de TECNOLOGIA, BACHARELADO e LICENCIATURA são modalidades de ensino, que conferem diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e asseguram o direito ao exercício da profissão, bem como a continuidade dos estudos em todos os níveis de pós-graduação. Todas estas modalidades são ministradas por instituição de ensino superior: cursos de bacharelado e licenciatura por uma FACULDADE; cursos de tecnologia por uma FACULDADE DE TECNOLOGIA ou FACULDADE TECNOLÓGICA modalidade de graduação tecnológica forma profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem, assim como os formados no bacharelado e licenciatura, continuar os estudos cursando a pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Especialização e MBA). Além disso, permite a inserção rápida no mercado de trabalho e impulsiona a carreira para quem já está empregado.

39 comentários:

  1. vlw, me ajudo muito no trabalho de escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem veio pela prova de geografia do colégio militar

      Excluir
    2. Vlw foi muito bom saber sim sobre a agroindústria 😊😁

      Excluir
    3. muito obg!! me ajudou mt no meu trabalho! consegue pegar meu email e me mandar algo assim da parte do como funciona e resumir pq tenho que falar pras pessoas sem caderno nem nada,sepoder me ajudar agradeço mt obg

      Excluir
    4. a meu email e julia.zilledutra2gmail .com

      Excluir
  2. obrigada pelas informações,muito boas me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito das informaçoes sao muito boas

    ResponderExcluir
  4. Faço o curso de tecnologia de alimentos,estou no 3 período e estou amando kd vez mais a area

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano quais as matérias que abordam esse curso, fiqui interessado.

      Excluir
  5. Bom dia Dayane
    Sou a Karinny, moro em Santana dos Garrotes-PB.
    Estou no último período do curso técnico em agroindustria, e estou tendo dificuldades em escolher um tema para a conclusão do curso. Você poderia me dá algumas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. É bastante interessante, gostei de ver ou seja ler. sou Miriam Mendonça Lucena. Comecei a estudar agroindústria no curso técnico.

      Excluir
    2. É bastante interessante, gostei de ver ou seja ler. sou Miriam Mendonça Lucena. Comecei a estudar agroindústria no curso técnico.

      Excluir
  7. E de muita importância,obrigado gostei!

    ResponderExcluir
  8. E de muita importância,obrigado gostei!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber as fontes utilizadas. Grata desde ja.

    ResponderExcluir
  10. Eu queria saber as vantagens e as desvantagens da agroindustria ;)

    ResponderExcluir
  11. Alguém pode citar alguns exemplos de agroindústrias por favor???
    URGENTEMENTE

    ResponderExcluir
  12. Como exemplo de atividades agroindustrial temos responta

    ResponderExcluir
  13. Cara ta mim agregando o bastante , to atuando no curso ! E resebendo parabéns nos meus estágios. Sempre que tenho duvidas corro diretamente aqui para esclarecer minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  14. Quero compartilhar um testemunho de como o serviço de financiamento da Le_Meridian me ajudou com um empréstimo de 2,000,000.00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar essa empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seus negócios project.the empresa está financiando empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com ou lfdsloans@lemeridianfds.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela as informações mi ajudou muito.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado por disponibilizar explicações sobre o tema. Ajudou muito na minha compreensão. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Se você teve problemas financeiros, então é hora de sorrir. Você só precisa contatar o Sr. Benjamin com a quantia que deseja emprestar à baixa taxa de 2% de ROI e o período de pagamento que lhe convém e você terá seu empréstimo dentro de três dias úteis. Acabei de me beneficiar pela sexta vez de um empréstimo de 700 mil dólares por um período de 180 meses com a possibilidade de pagar antes da data de vencimento. O Sr. Benjamin tem me ajudado com o empréstimo. Faça contato com ele e você verá que ele é um homem muito honesto e de bom coração. Seu e-mail é 247officedept@gmail.com e seu número de telefone WhatApp é + 1-989-394-3740 .

    ResponderExcluir
  18. você está procurando um empréstimo comercial para refinanciar suas necessidades, então a oferta de empréstimo pedro será boa para você porque é genuína e passível de trabalhar com uma taxa acessível e termos e condições de empréstimo simples, também para qualquer tipo de empréstimo que você deseje solicitar por e-mail pedroloanss@gmail.com / texto whatsapp: +1 863 231 0632

    ResponderExcluir